Sobre a Campanha
Com reconhecida atuação na área educacional, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) defende políticas públicas que valorizam os profissionais do setor e lutas que extrapolam as questões específicas da categoria, a partir de ações e debates acerca de temas como exploração do trabalho infantil, currículo, reforma agrária, emprego, saúde no trabalho, racismo e opressão de gênero.
Ao conviver com a realidade das crianças brasileiras, os profissionais da educação defendem a escola pública democrática e de qualidade e o protagonismo dos atores no ambiente escolar, em espaço de cidadania, ética e transformação social.
Assim, em sintonia com os princípios institucionais, a CNTE lança a campanha “Saber amar é saber respeitar”, em favor do combate à violência na escola. O objetivo é trabalhar valores que inspirem o espaço e as práticas escolares, de forma a favorecer a convivência, o respeito, a inclusão das diferenças, a paz e a solidariedade.
Para a CNTE, a escola é local de aprendizado e de vivência das primeiras noções de cidadania de crianças e jovens, e reflete o ambiente mais amplo no qual está inserida. E ela pode e deve ser instrumento facilitador para as mudanças necessárias às realidades de violência impostas à sociedade, que abrangem as dimensões relacionais, físicas e simbólicas. Fazem parte desse universo, assim, o bullying (verbal, físico, material, psicológico e moral), preconceitos, agressões, desrespeito, abuso, assédio, dentre outros.
As ações da campanha focam, assim, a prevenção da violência; a atuação em situações imediatas, como identificação de casos e o encaminhamento a cuidados médicos ou serviços de emergência; além de divulgação de projetos contínuos para a redução de atos violentos.